Absenteísmo de pacientes: saiba como resolver este problema

A rotina de uma clínica médica é desafiadora de muitas formas. Dentre os principais problemas que os estabelecimentos de saúde enfrentam é o absenteísmo de pacientes, que afeta a eficiência do serviço e a lucratividade da clínica. 

Por isso, é essencial adotar medidas que busquem solucionar ou minimizar a ocorrência de faltas e, consequentemente, a queda no faturamento. Medidas relacionadas principalmente à comunicação e o relacionamento que as clínicas estabelecem com os pacientes.

Neste conteúdo informativo, conversaremos melhor sobre o absenteísmo de pacientes, as principais causas e de que forma impacta a gestão de clínicas médicas. Além disso, daremos algumas dicas para tentar resolver esse problema.

O que é absenteísmo de pacientes?

O absenteísmo é quando pacientes não comparecem às consultas ou a algum procedimento agendado sem nenhum aviso prévio à clínica ou ao estabelecimento de saúde responsável pela realização.

É um problema que afeta a lucratividade dos estabelecimentos, mas também acarreta transtornos assistenciais, logísticos e gerenciais. O absenteísmo de pacientes pode indicar que a gestão do negócio não anda bem. 

Os principais fatores administrativos que podem estar relacionados ao absenteísmo de pacientes é a comunicação ineficaz, erros em marcações de consultas e até mesmo a ausência de um sistema que confirme ou relembre os agendamentos. 

Claro que os pacientes também podem faltar por motivos pessoais, sem qualquer relação com a administração da clínica. Mas é possível que a clínica pense em soluções para reduzir ou evitar o absenteísmo, uma vez que uma das principais causas é o esquecimento. 

Como já foi dito, o setor financeiro é o mais atingido pelo absenteísmo de pacientes. Mas esse é um problema que também dificulta o encaixe de pacientes no horário que ficou vago, já que a clínica não é avisada antecipadamente. 

É preciso que clínicas e consultórios investiguem os motivos e pensem em estratégias para diminuir essa ocorrência de acordo com a sua realidade e principalmente a dos seus pacientes. 

Absenteísmo de pacientes: como resolver este problema?

Agora que você já sabe o que é absenteísmo de pacientes e de que forma esse problema afeta clínicas e estabelecimentos de saúde, é hora de saber como evitar ou minimizar esse problema, seguindo algumas dicas essenciais. 

Agendamento online

Graças ao avanço tecnológico, as clínicas têm buscado se modernizar e possibilitando que pacientes façam o agendamento da consulta de forma online, autônoma. Essa pode ser uma medida interessante para reduzir o absenteísmo de pacientes. 

Pois o paciente, após fazer a marcação, recebe lembretes de confirmação de consultas e consegue se organizar para não se ausentar no dia e horário agendados. Também é possível fazer remarcação e encaixes de pacientes usando esse sistema. 

Aumente as possibilidades de comunicação

Como vimos, um dos motivos que podem causar o absenteísmo de pacientes são as falhas de comunicação entre paciente e clínica. Então, uma das alternativas, é disponibilizar mais canais de comunicação além do telefone fixo. 

WhatsApp, e-mail e o próprio chat das redes sociais podem ser canais possíveis para se recorrer e por onde o paciente pode buscar cancelar ou remarcar sua consulta.

Evite filas de espera

A desorganização das clínicas médicas também pode causar o absenteísmo de pacientes. Pois o fato de precisarem aguardar por longas filas de espera no consultório pode desmotivar o paciente e fazer com que ele falte. 

Por isso, ter um controle da agenda e conhecer o perfil de cada paciente é uma alternativa para estimar o tempo de cada consulta e evitar esse tipo de conflito. Além disso, é essencial buscar construir um bom relacionamento com o paciente, transparente, sólido e de confiança. 

Crie uma política para faltas

É essencial adotar regras relacionadas à faltas e atrasos e deixar claro aos pacientes a importância de cumprir os agendamentos e suas consequências em casos de absenteísmo.

Por exemplo, criar regras de prazo mínimo para cancelamento, limite máximo de atraso, taxas adicionais por excesso de cancelamentos e bloqueio temporário de marcação para pacientes que ultrapassarem as faltas sem aviso. 

Invista em tecnologia

Adotar um software de gestão integrada não é mais capricho, é necessidade. Ter uma agenda de consultas física, por exemplo, além de não ser mais usual, pode ser passível de erros e falhas. 

Ferramentas de automação são mais eficientes, precisas, aumentam a produtividade da clínica e proporcionam agilidade, mobilidade e praticidade à rotina, características essenciais para ambientes caóticos como os da área da saúde. 

Além de ser possível, através de relatórios que são gerados por essa ferramenta, sempre pensar em soluções mais assertivas quando o assunto é número de faltas, atrasos e cancelamentos. 

Quer ter um sistema de gestão integrada para a sua clínica? A VENX Tecnologia pode ser a solução que você procura. Conheça os nossos serviços e considere automatizar processos que vão facilitar a sua vida e a dos seus pacientes. 

A Venx Tecnologia é uma empresa que nasceu com o propósito de inovar e desenvolver soluções inteligentes que simplificam processos e reduzem custos.

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Os nossos diferenciais estão na inovação (através das nossas ferramentas de automação), na segurança dos processos que desempenhamos, no crescimento que proporcionamos à sua empresa e no atendimento especializado e dedicado aos nossos clientes. 

Conclusão 

Aprendemos que o absenteísmo de pacientes é um problema recorrente que clínicas e estabelecimentos de saúde enfrentam frequentemente. Isso afeta não só o bolso dos gestores, como também uma série de atividades operacionais, de queda da produtividade e da eficiência dos serviços.

Buscar medidas quando esse cenário aparece é essencial. Adotar ferramentas tecnológicas que permitam que os pacientes façam o agendamento de consultas online é uma delas. Além disso, disponibilizar mais canais de comunicação, evitar filas de espera e política para faltas também pode ajudar. 

Por fim, a principal dica é investir em tecnologia! Atividades automatizadas só trazem benefícios para a rotina agitada de clínicas e consultórios e devem ser um investimento necessário no planejamento para evitar absenteísmo de pacientes.

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