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leia maisEntregar produtos e serviços de qualidade é essencial para negócios ou empreendimentos de qualquer segmento. E é por isso que discutir controle de qualidade é tão importante. Principalmente se empresas e organizações buscam construir uma boa imagem no mercado.
Além disso, é uma estratégia empresarial focada no aperfeiçoamento de processos, correção de erros e preocupada em oferecer a melhor experiência que o cliente possa ter ao adquirir os produtos da empresa ou serviços que são prestados por ela.
Afinal de contas, um produto ou serviço de qualidade deve funcionar corretamente, sem defeitos, seguro para usar ou consumir e que atendam e satisfaçam as necessidades e expectativas do cliente.
Se esse nível de qualidade não for atendido, não seguir os padrões estabelecidos pela empresa, você pode perder os clientes para a concorrência, ainda que eles precisem pagar mais. O controle de qualidade é sempre prezado nessa decisão.
O controle de qualidade vai além de um controle de inspeção do produto ou serviço, ele também se preocupa com o controle das atividades, dos processos e dos fornecedores e deve fazer parte do planejamento de qualquer empreendimento.
Apesar de ser muito associado à checagem das características finais de produtos ou serviços, nos últimos anos o controle de qualidade tem sido utilizado também como diferencial competitivo por diversos segmentos.
Por isso que é uma prática cada vez mais implementada pelas empresas, sobretudo pela relação que é construída entre o cliente e o seu processo de compra. Não é à toa que empresas têm criado setores específicos que pensam exclusivamente nisso.
Neste artigo, discutiremos sobre o conceito de controle de qualidade e para que serve essa estratégia dentro de uma empresa. Além disso, daremos 5 dicas de como aumentar a eficiência do seu negócio através do controle de qualidade.
O que é controle de qualidade e para que serve?
Podemos definir controle de qualidade como todo e qualquer procedimento que visa garantir que um determinado produto ou serviço realizado seja entregue dentro do que foi pré-estabelecido.
Ou seja, é um conjunto de medidas e estratégias adotadas por um empreendimento com o objetivo de proporcionar vantagens para o processo produtivo. E envolve todos os segmentos do negócio, do gestor aos colaboradores responsáveis pela produção.
O controle de qualidade, portanto, cria um certo padrão para esse produto ou serviço e, dessa forma, evita inconformidades ou problemas futuros. É um processo comum em diversas organizações, como fábricas, indústrias no geral, indústrias químicas, de matéria prima, embalagens e cosméticos, por exemplo.
O controle de qualidade sempre vai buscar manter o padrão de qualidade da empresa, além de permitir que colaboradores e gestores consigam agir antecipadamente para evitar que o processo seja prejudicado.
Através dessa prática, os gestores e colaboradores conseguem identificar pontos que precisam ser aprimorados e possíveis dificuldades operacionais. E pensa qual o melhor caminho a ser percorrido ao longo do processo produtivo.
Além disso, também serve para aproveitar os recursos de forma eficiente, uma vez que acompanha todos os passos do processo padronizado e consegue analisar qual a melhor maneira de alocar e destinar os recursos.
Quando empresas aderem a implementação de um procedimento de controle de qualidade, consequentemente terá consumidores mais seguros e satisfeitos, redução de erros, garantia de produtos e serviços qualificados e uma melhora contínua da produção.
Como aumentar a eficiência do seu negócio através do controle de qualidade
Um controle de qualidade eficiente envolve planejamento, análise de aplicabilidade de recursos, monitoramento de indicadores de qualidade, ação a partir de inconformidades e revisão.
Mas essas estratégias e o método mais adequado pode variar de acordo com a realidade e as particularidades de cada empresa. No geral, o controle sempre vai envolver a testagem de produtos e a sua avaliação de acordo com os requisitos mínimos estabelecidos.
Os produtos ou serviços que passarem por essa checagem e forem aprovados, poderão ser encaminhados para a venda. E aqueles que por alguma razão forem reprovados a equipe responsável deverá apontar as inconformidades e buscar melhorias no processo de produção.
Por isso, a seguir, daremos 5 dicas para alcançar essa eficiência através do controle de qualidade:
1. O primeiro passo é analisar os processos
O gestor precisa ter em mente que para ter um controle de qualidade, ele precisa conhecer todos os processos que fazem parte da empresa, do início ao fim.
Acompanhar as tendências de mercado, investir em produtos que chamem a atenção do seu público alvo, participar das escolhas mais simples, desde os itens adquiridos, até a entrega do fornecedor, qualidade do produto, organização do estoque e atendimento ao cliente.
2. Depois, é hora de corrigir falhas
Ao acompanhar todos os processos que fazem parte da empresa, o gestor deve ficar atento às falhas do caminho, que são inevitáveis, mas que precisam ser corrigidas o quanto antes.
As falhas são identificadas a partir da análise e controle das atividades e é responsabilidade do gestor orientar os colaboradores sobre como proceder para solucionar esses eventuais erros.
3. Capacite a sua equipe
Um ponto importante e que tem influência direta no alcance do controle de qualidade, é contar com uma equipe capacitada. Os colaboradores precisam receber capacitação sobre novos processos, técnicas de atendimento ao cliente e cursos que ajudem na sua formação e desenvolvimento profissional.
A correção de falhas, inclusive, está diretamente relacionada à capacitação dos colaboradores. Por isso a importância de oferecer treinamentos indicados para que eles tenham os conhecimentos que precisam para melhorar a performance de desempenho no trabalho.
4. Comunique de forma transparente
Ter uma comunicação clara e eficiente é importantíssimo no processo de controle de qualidade. Uma dica é proporcionar reuniões e encontros de integração e incluir uma política de feedbacks positivos e negativos que forem identificados no período.
Sem falar que trabalha a motivação dos colaboradores e incentiva para que os demais profissionais desenvolvam melhor suas habilidades e contribuam no alcance de um controle de qualidade eficiente.
5. Busque a aprovação dos clientes
Entender que o cliente é a pessoa mais importante no processo de controle de qualidade é fundamental para que se possa construir uma rede de diálogo onde seja possível identificar as necessidades dele, como ele avalia o produto ou serviço da empresa e, a partir disso, criar oportunidades de ampliar a qualidade do trabalho da empresa.
Corresponder às expectativas dos clientes e consumidores, atendendo aos desejos deles, além de garantir a aprovação da sua entrega, também deixará a sua empresa mais preparada e competitiva no mercado.
Conclusão
Aprendemos que o controle de qualidade é uma prática importante para muitas empresas não só para aumentar a qualidade dos produtos ou serviços que são prestados, mas também pelo estímulo que gestores e colaboradores recebem para aprimorarem as atividades desempenhadas.
Ou seja, além do aperfeiçoamento de processos, há uma preocupação com a correção de erros e em oferecer sempre a melhor experiência para o cliente através do seu processo de compra. No controle de qualidade, busca-se sempre satisfazer as necessidades do cliente.
No entanto, controle de qualidade exige planejamento e algumas dicas importantes para alcançar a eficiência, como a análise minuciosa e detalhada de todos os processos da empresa, as soluções estratégicas para corrigir falhas, capacitação da equipe, comunicação transparente e, o mais importante, o feedback de satisfação do cliente.
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