Fidelização de clientes: como fidelizar pacientes utilizando a tecnologia?

O sustento e a rentabilidade de uma clínica são os pacientes. Dessa forma, é preciso sempre pensar na relação entre clínica e paciente se o seu objetivo for aumentar o número de atendimentos. E um dos grandes desafios que profissionais da medicina têm encontrado é justamente a fidelização de clientes.

No entanto, a tecnologia pode ser uma importante aliada na superação desse obstáculo, pois apresenta contribuições relevantes para melhorar esse relacionamento. 

A fidelização de clientes ganha ainda mais importância em um cenário onde o mercado está cada vez mais concorrido e competitivo, com pessoas mais exigentes. Logo, a clínica que melhor conseguir se destacar em um atendimento eficiente, conseguirá mais adesão de pacientes

Além de um bom atendimento, é preciso ir além. O paciente tem que sentir vontade de voltar à clínica ou indicar os serviços que são prestados lá para amigos e familiares. Ou seja, o atendimento precisa superar as expectativas do paciente e o processo de fidelização de clientes precisa assegurar sua satisfação

Fidelizar é uma forma de demonstrar preocupação e excelência no atendimento, mas sobretudo, ampliar os rendimentos de uma clínica. É um processo que acompanha toda a jornada do paciente, não somente na decisão de se consultar ou na consulta em si.

O que é fidelização de clientes e qual a sua importância?

A fidelização nada mais é que a construção de uma relação baseada na confiança. O objetivo, portanto, é manter a pessoa satisfeita com essa relação sem que ela precise buscar outras opções

No universo da saúde, fidelização de clientes é a retenção/permanência deles na clínica, sem perdê-los para a concorrência. Ainda, que recomende os serviços do consultório para pacientes em potencial, que escolham também conhecer os serviços do consultório.

Reter e fidelizar clientes custa menos do que recrutar novos pacientes. Logo, a fidelização está completamente relacionada com os lucros da clínica. Além disso, pacientes fiéis são promotores da marca e contribuem para a publicidade espontânea da empresa. 

Além de ser fundamental para o funcionamento da sua clínica, investir na fidelização de clientes melhora o relacionamento com seus pacientes. E manter esse relacionamento saudável, mostra que o seu consultório oferece serviços de qualidade. 

E quando o assunto é saúde, a gente sabe que as pessoas prezam pela qualidade, seja no atendimento, seja pelo serviço prestado. Se o seu consultório já oferece isso, saiba que é o passo mais importante para fidelizar pacientes.

Mas não se esqueça: a fidelização de clientes começa bem antes do atendimento em si. É importante pensar nisso desde quando ele decide marcar uma consulta, realiza o agendamento, chega no consultório, é atendido e recebe um contato pós-consulta. 

É o que chamamos de jornada do paciente, todas as etapas em que o paciente esteve em contato, se relacionando com a sua clínica. E essas etapas são decisivas para fazer com que esse paciente decida voltar ou indicar aquela experiência para outras pessoas. 

Como o uso da tecnologia pode ajudar a fidelizar pacientes?

É fato que a automação de processos proporciona melhorias em qualquer ambiente de trabalho, principalmente ligadas à produtividade, otimização do tempo, redução de custos e minimização de falhas

E essas são características muito prezadas no ambiente médico, uma vez que os pacientes estão cada vez mais em busca de agilidade, praticidade e qualidade na hora de escolher um consultório e agendar uma consulta. 

Recorrer ao uso da tecnologia em clínicas e consultórios além dessas vantagens, também podem ajudar na fidelização de pacientes. Por isso, separamos algumas dicas de processos de automação que podem ser implementados no dia-a-dia de uma clínica médica:

Esteja presente no meio virtual

Uma ótima estratégia não só para fidelizar, mas para conquistar pacientes, é fazer com que sua clínica esteja presente em ambientes virtuais, através do uso das redes sociais, sites e blogs. Além de passar credibilidade, faz com que os pacientes lembrem da sua clínica. 

Possibilite agendamentos online

O agendamento de consultas através de uma recepcionista limita os atendimentos, sem falar que pode custar mais tempo de espera. O ideal é disponibilizar um serviço de agendamento online, 24h por dia e de qualquer lugar. O processo se torna mais ágil e prático; 

Use lembretes de consulta

Reduzir a taxa de absenteísmo do consultório ajuda na fidelização e os lembretes automáticos de consultas, que podem ser enviados por mensagem ou e-mail, podem ajudar. Além de ser uma forma de fazer o seu paciente se sentir importante/lembrado. 

Utilize o e-mail-marketing

O envio de e-mails automáticos para divulgar publicidade ajuda o paciente a não esquecer da sua clínica, mas esse recurso também pode ser utilizado para envio de mensagens de feliz aniversário ou com conteúdos informativos que ajudem na fidelização de pacientes;

Aplique um questionário de feedback

Não só para saber se os seus pacientes estão satisfeitos com o atendimento, mas para buscar melhorar o relacionamento com eles. O questionário pode ser automático e anônimo e os resultados vão te ajudar a solucionar problemas que possam estar impedindo a fidelização. 

Conclusão

Aprendemos que o sucesso e o rendimento de uma clínica ou consultório depende da forma como ela se relaciona com os pacientes. E esse relacionamento é o que chamamos de fidelização de pacientes. 

A fidelização vai além de um bom atendimento, mas tem a ver principalmente com a confiança que o seu paciente adquire na sua clínica durante toda a sua jornada, desde a decisão de se consultar até o contato pós-consulta. 

Ou seja, toda a experiência conta! A fidelização de clientes além de garantir mais consultas de forma recorrente e cotidiana, também reúne mais indicadores de qualidade e credibilidade nos serviços que a clínica oferece.

O uso da tecnologia em atividades na rotina de uma clínica pode ajudar nesse processo de fidelização, que vem sendo um desafio para muitos profissionais da área da saúde. E muitas são as vantagens que provam que fidelizar é na verdade um investimento

As estratégias que buscam a permanência do paciente são essenciais na rentabilidade da sua clínica. Então chegou a hora de pensar melhor no relacionamento que vem sendo construído com os seus pacientes.

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