Formas de pagamento: quais as melhores opções para prestadores de serviço?

Os hábitos do consumidor brasileiro vêm mudando muito rápido nos últimos anos, principalmente quando pensamos nas formas de pagamento

Para acompanhar essas mudanças e trabalhar de forma segura, além de passar credibilidade para as pessoas, todo prestador de serviço, seja autônomo ou pessoa jurídica, precisa conhecer as formas de pagamento. 

Sobretudo porque o mercado vive se atualizando e melhorando as transações comerciais. Hoje, por exemplo, as formas eletrônicas de recebimento têm muito mais apelo popular porque se mostraram mais fáceis, ágeis e seguras. E essa não era uma realidade até pouco tempo atrás. 

Por isso, não basta oferecer um bom serviço. É importante também pensar em formas de facilitar a vida dos consumidores e estar atento às atualizações do mundo dos negócios. Sempre se adequando às exigências do mercado e às necessidades do cliente.

E uma das formas de fazer isso é diversificando as formas de pagamento. Além de beneficiar diretamente o cliente, também vai gerar impacto nas vendas e no recrutamento de novos consumidores.

O que são formas de pagamento?

As formas de pagamento são os meios que uma empresa ou negócio oferece para que o cliente escolha como deseja pagar pelo produto ou serviço ofertado. O mais conhecido meio de troca até hoje é o dinheiro em espécie, sempre aceito em qualquer transação. 

No entanto, em virtude do avanço tecnológico e dos meios de pagamento eletrônico e digital/online, o dinheiro em espécie tem sido cada vez menos utilizado e vem perdendo espaço nas transações comerciais. 

Em compensação, formas de pagamento mais seguras e práticas, como o cartão de crédito ou débito, Pix e transferência eletrônica são as preferidas na hora da escolha de como o cliente quer pagar. 

Por que diversificar as formas de pagamento?

Sem dúvidas, a principal vantagem de oferecer um leque de opções de formas de pagamento ao cliente é reduzir as chances de desistência dele ao efetuar a compra de um produto ou serviço. 

Dessa forma, é fundamental que o negócio ou empresa esteja preparado para atender as necessidades do cliente. Isso, claro, se o seu objetivo for aumentar o faturamento e não perder consumidores

E uma dica importante para se manter atualizado é: ouvir o seu cliente! Adote uma cultura de feedback e peça a opinião dos seus clientes para implementar meios que ainda não são oferecidos na sua empresa, mas que podem ter ganhado relevância recentemente. 

Conheça as melhores opções de formas de pagamento para prestadores de serviço 

Para te ajudar a acompanhar as tendências de mercado, destacamos aqui 6 formas de pagamento que você não pode deixar de considerar na hora de buscar inovação para o seu negócio e melhorias para o seu cliente

PIX

O sistema de pagamento instantâneo é talvez o queridinho de muitas pessoas e o número de adeptos está crescendo cada vez mais no Brasil. Esse sucesso todo se deve a agilidade da operação, que em poucos segundos compensa o valor na conta e facilita a vida de todos. 

A transação é feita através de chaves únicas e exclusivas de cada usuário. E nenhuma tarifa ou taxas são cobradas pela transação, ainda que seja feita entre bancos diferentes. Isso torna esse meio de pagamento ainda mais atrativo. 

Transferência bancária

A transferência consiste em uma operação simples em que o cliente transfere o valor do produto ou serviço para a conta do prestador. Essa transação emite um comprovante que serve como prova de que o dinheiro foi transferido. 

O dinheiro é compensado em algumas horas ou no dia seguinte, mas não é livre de taxas se for feito entre bancos diferentes ou dependendo da quantidade de transferências feitas por dia. Cada banco define um limite de transferências gratuitas diárias ou mensais para os seus usuários. 

Cartão de crédito e débito

Assim como o pix, essa também é uma forma de pagamento muito utilizada pelos clientes. O cartão de crédito evita que o consumidor ande com dinheiro em espécie, garantindo mais segurança.

Disponibilizar essa forma de pagamento permite que o cliente escolha parcelar sua compra com cartão de crédito ou pagar à vista (assim como faria com dinheiro em espécie) com o débito. 

Pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação permite que o cliente pague pelas suas compras aproximando um dispositivo na máquina de cartão. Podendo usar o próprio celular através do uso da carteira digital ou o cartão de crédito ou débito que seja compatível com essa tecnologia de aproximação. 

Com esse tipo de pagamento, o cliente não precisa digitar a senha, o que torna a transação mais rápida e prática

Se o seu estabelecimento não possui maquininha de cartão, uma das formas de substituir essa ferramenta, é a utilização do link de pagamento. É necessário ter somente uma conta em um intermediador de pagamentos e gerar um link com o valor a ser pago pelo cliente. 

Após isso, o cliente escolherá como vai pagar sua conta, se com cartão de crédito ou débito ou saldo da conta e preencher as informações no link gerado, compensando o dinheiro na conta do prestador de serviço. 

Boleto bancário

Essa é uma forma de pagamento muito comum em lojas online. O boleto pode ser gerado de forma automática, a partir de um software que gera um código de barras e número para pagamento. 

Esse boleto pode ser impresso pelo cliente ou pago pelo próprio celular ou um caixa eletrônico. Assim que for pago, o produto é liberando ao cliente e o dinheiro é compensado na conta da loja em até três dias úteis. 

Conclusão

Aprendemos que é muito importante conhecer e diversificar as formas de pagamento para melhorar cada vez mais a relação com os clientes. Além de, claro, aumentar as chances de compra de um produto ou serviço no seu negócio. 

Diversificar as formas de pagamento significa também atender as exigências e necessidades de um mercado que a cada dia se atualiza e busca melhorias para facilitar as transações comerciais. 

Então é muito importante pesquisar e estudar as opções de pagamento que ofereça as melhores vantagens para você, prestador de serviço e também para os seus clientes. Se mantendo sempre atualizado e antenado nas mudanças de mercado.

Afinal de contas, um bom profissional sabe que o segredo de um atendimento de excelência é buscar facilitar a vida daquele que é o mais importante para o seu negócio funcionar. Além de buscar se destacar em relação à sua concorrência.

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