As microempresas, como o próprio nome sugere, são pequenos empreendimentos que desempenham um papel essencial na economia global. Apesar de […]
leia maisVocê já se sentiu sobrecarregado com tarefas e detalhes que precisam ser lembrados? Ou talvez tenha experimentado a sensação frustrante de esquecer algo importante em meio a uma lista de afazeres interminável?
Bem, não está sozinho. A vida moderna é cheia de demandas e distrações, o que torna fácil perder o controle das coisas, principalmente no ambiente de trabalho. É aí que entra a “checklist“.
Neste artigo, vamos explorar o que é uma checklist e, o mais importante, como ele pode ser uma ferramenta poderosa para simplificar o seu negócio e garantir que nada importante seja deixado para trás.
Muitas empresas consideram essencial executar atividades padronizadas para garantir um funcionamento eficiente e produtivo. Por isso a utilização da checklist é importante, pois identifica inconformidades e assegura que tudo funcione adequadamente.
Vamos descobrir como essa simples lista de verificação pode fazer maravilhas para a organização e a produtividade. Então, prepare-se para aprender tudo sobre checklists e como eles podem se tornar seu melhor amigo na busca por um negócio mais organizado e eficiente.
Checklist: origem do termo
Traduzindo de forma literal para o português, “check” (verificar) e “list” (lista), significa lista de verificação. E como o próprio nome diz, é uma ferramenta que auxilia no controle de atividades que estão ali relacionadas/listadas.
Uma checklist é sempre produzida antes de começar uma determinada tarefa, com informações que descrevem as etapas em que a lista de verificação será aplicada. É uma ferramenta que preza pela organização e simplicidade, para evitar que se esqueça de algo importante.
Seja qual for o objetivo, a estrutura de uma checklist é a mesma. As atividades são descritas geralmente em uma linha e em cada uma delas há um campo para preencher com um “ok”, caso aquele item tenha sido cumprido/executado.
Uma checklist eficiente contempla informações de forma clara e objetiva de tudo que precisa ser verificado, além de definir a constância e os critérios de avaliação dessa verificação.
Outra característica importante da checklist é a organização em tópicos. Pois permite que o responsável pela execução daquela demanda específica tenha uma visão sistemática e estratégica da sequência das tarefas.
Quem nunca precisou fazer uma listinha de compras de supermercado ou de itens para colocar na mala de viagem? Todos nós, em algum momento da rotina, já nos deparamos com a necessidade de criar uma checklist, não é verdade?
Ou seja, além do uso profissional, uma lista de verificação também pode ser utilizada para demandas pessoais, uma vez que toda grande tarefa que precisa ser executada, deve passar por pequenas etapas.
Só por isso, já sabemos o quanto a checklist pode ser importante para a rotina de uma empresa ou negócio de qualquer ramo ou segmento, sobretudo por ser uma ferramenta simples que apresenta resultados satisfatórios.
O que é uma checklist? E quais os principais tipos?
Checklist é um método de controle que relaciona diversas atividades, tarefas a serem executadas ou comportamentos a serem cumpridos, que precisa ser monitorado e seguido para se atingir um resultado esperado.
É usada para fazer verificações de atividades ou serviços e para que o responsável organize melhor e de forma visual suas obrigações. Uma checklist eficiente, reduz erros e aumenta a produtividade em qualquer contexto.
O principal objetivo da checklist é garantir que, no processo de execução de determinada tarefa, nada será esquecido. Além disso, é uma ferramenta que está diretamente relacionada com a organização.
É um documento extremamente versátil, principalmente utilizado para o gerenciamento de processos ou projetos, mas muito útil também em escritórios, no próprio setor de produção e em diversas outras funções.
Portanto, os tipos de checklist são denominados a partir dos respectivos objetivos. 5 deles são os mais conhecidos:
- Afazeres (a mais comum), que é basicamente uma lista de coisas a fazer;
- Solução de problemas, que elenca possibilidades de resolução em um contexto de situação de risco;
- Coordenação, que auxilia profissionais que lideram alguma atividade, com as tarefas a serem executadas;
- Conferência de etapas, como o próprio nome diz, organiza em sequência cronológica tudo que precisa ser feito por alguém ou alguma equipe;
- Disciplinas (muito usada no contexto da construção civil), que serve para controlar a realização de tarefas de uma determinada obra, ajudando na emissão de relatórios e envio de pedidos semanais, por exemplo.
Como o uso do checklist pode ajudar no seu negócio?
Já sabemos que utilizar checklist é muito importante para a rotina de uma empresa, por exemplo. E muitos são os benefícios que essa prática simples pode proporcionar ao seu negócio.
Elencamos apenas algumas delas a seguir:
Organiza o processo
Como já vimos, uma checklist é uma ferramenta essencial na organização pois descreve e apresenta todas as etapas de um processo ou projeto que precisa ser executado;
Motiva a equipe
Cada etapa executada é vista como uma pequena conquista, motivando o responsável pela atividade a continuar trabalhando nela e a sempre querer cumprir mais tópicos;
Otimiza a delegação de tarefas
Uma checklist proporciona confiança tanto para quem produz (aquele que delega as funções), quanto para quem precisa realizar as demandas;
Aumenta a produtividade
Quando há uma lista de coisas a fazer, é possível estabelecer um tempo para cada etapa. Com isso, é possível planejar o que será possível fazer em cada uma, acelerando a realização e aumentando a produtividade;
Reduz erros
A lista de verificação por si só já reduz erros, pois é uma ferramenta para evitar esquecer de atribuições importantes. Com todas as tarefas listadas, o risco de esquecer de incluir algo ou de não executar é bem menor;
Estimula a criatividade
Se o seu cérebro não precisa memorizar as coisas que precisam ser feitas (já que você terá uma checklist), ele será mais útil para desempenhar atividades que exijam mais criatividade e esforço;
Melhora a comunicação entre equipes
Uma vez que a linguagem é uniformizada através dessa ferramenta, a comunicação entre equipes multidisciplinares melhora. Além disso, levanta discussões técnicas com base em evidências científicas.
Conclusão
Aprendemos que a checklist é um importante instrumento de controle de qualidade, pois a partir de seu uso, atesta que todos os itens de uma lista foram verificados para se alcançar aquele determinado resultado.
Além de uma ferramenta organizacional, também é indispensável para o planejamento de qualquer atividade, sobretudo se o desafio for lembrar de tudo que é importante na execução.
Seja qual for o seu uso, se pessoal ou profissional, os variados tipos de checklist te ajudam em um problema específico. E são muitas os benefícios que essa prática simples proporciona na vida de que adere ao uso.
Com o avanço da tecnologia, essa ferramenta tem sido cada vez mais utilizada de forma automatizada, proporcionando ainda mais melhorias para o ambiente empresarial. Mais produtividade, menos tempo e menos risco de erros ou falhas.
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