Dashboard: conheça a importância da ferramenta para o seu negócio

Organização e planejamento são pré-requisitos para alcançar sucesso nos negócios. E é sempre desafiador conseguir administrar muitos dados e informações importantes de uma empresa, por isso muitos gestores estão aderindo ao uso de dashboard

Que é uma ferramenta de gestão que auxilia diretamente nas tomadas de decisões mais assertivas e no monitoramento dos indicadores da empresa. Além de permitir a análise de dados estratégicos de forma eficaz e imprescindíveis dentro de qualquer organização. 

É um mecanismo muito útil para a rotina de uma empresa, principalmente nesse panorama cada vez mais digital que estamos inseridos, que nos exige o tempo todo mais praticidade, profissionalismo e dinamicidade

Através de um dashboard, é possível identificar falhas, pensar em soluções, efetuar correções e buscar melhorias para o bom funcionamento da empresa e o andamento das operações, acompanhando o progresso organizacional. 

Neste artigo, definiremos o que é dashboard, os principais tipos, para que serve e por que essa ferramenta pode ser tão importante para a sua empresa alcançar sucesso e se destacar no mercado.

O que é e para que serve um dashboard?

Traduzindo para o portugês, dashboard seria “painel de bordo” e na prática consiste em uma ferramenta de gerenciamento de informações que utiliza indicadores gráficos e suas metas para monitorar o sucesso de uma empresa. 

Um dashboard pode ser tanto técnico, com informações sobre a análise de desempenho, processos ou estoque, por exemplo, ou de caráter gerencial, com informações correspondentes à performance geral, o faturamento e tudo que envolve a saúde do negócio. 

Por exemplo, é possível utilizar um dashboard para visualizar inúmeras informações que fazem parte da rotina de trabalho e dinâmica de uma empresa, como o número de vendas em um determinado período ou a quantidade em que cada rede vendeu por unidade. 

Além disso, um dashboard pode analisar investimentos e despesas, acompanhar os produtos que estão estocados, organizar informações sobre campanhas de marketing e a performance de resultados dos negócios por estado (se for uma empresa com atuação nacional, por exemplo). 

Para cada uma dessas possibilidades, o gestor pode escolher um tipo de gráfico ou apresentação da sua preferência que facilite a compreensão dos resultados, seja em mapa, coluna, linha ou pizza. O ideal é que o dashboard facilite a comunicação e simplifique as informações.  

Assim como há diversos tipos de gráficos e de apresentações possíveis para construir um dashboard, também há tipos diferentes de dashboard, a depender dos seus objetivos. O operacional, por exemplo, é muito utilizado por equipes que participam ativamente das operações. 

Já o tático foca no planejamento e execução ligados a recursos, principalmente. E o estratégico, por sua vez, como o próprio nome diz, busca mostrar os dados mais gerais do negócio para que, a partir disso, o gestor possa montar estratégias com o objetivo de superar dificuldades e alcançar melhorias e resultados positivos no futuro. 

Por que utilizar essa ferramenta é importante?

Vimos que um dashboard pode ser muito útil para uma empresa ou negócio e facilitar a vida de gestores e colaboradores que precisam diariamente lidar com um grande volume de informações e dados. Mas além disso, essa ferramenta é importante e vantajosa em outros aspectos, destacamos mais 4 vantagens de seu uso: 

1. Auxilia na tomada de decisão

Como os dashboard centralizam todas as informações pertinentes sobre os projetos e iniciativas de uma empresa, facilita que o gestor tenha uma visão mais clara sobre o seu negócio.

Portanto, permite que ele possa, a partir disso, tomar decisões mais assertivas e principalmente identificar quando é o melhor momento para tomá-las. Por exemplo, se a empresa se encontra no momento ideal para fazer investimentos ou crescer de alguma forma. 

2. Reduz riscos

Os gestores têm acesso a detecção antecipada de riscos que eventualmente possam passar despercebidos na elaboração de um projeto e conseguem, a partir das informações e dados centralizados, definir ações para minimizar ou reduzir o impacto desses riscos. 

3. Otimiza o tempo e os recursos

Além dos riscos, o dashboard colabora para a otimização da rotina de trabalho da empresa e, consequentemente, do tempo gasto com atividades manuais e complexas. 

Pois essas tarefas passam a ser desenvolvidas de forma automatizada e isso permite que os recursos sejam direcionados para atividades mais relevantes e que exigem mais da empresa. 

4. Alinhamento estratégico

Através de um dashboard, o fluxo de dados e processos é simplificado e há uma redução da burocracia. Além disso, em virtude da integração de todas as informações de um projeto e a visão clara de seu andamento, propiciam condições para uma gestão mais eficiente e ágil, alinhando de forma prática estratégias, ações e decisões. 

Conclusão 

Dashboard é uma ferramenta que pode transformar a realidade da sua empresa se adotada como uma prática organizacional indispensável para alcançar sucesso. Pois ela faz a diferença quando se fala em decisões estratégicas, redução de riscos, de tempo e de recursos. Além de permitir uma gestão mais eficiente e prática. 

Aprendemos o quanto essa técnica pode ser útil para garantir o sucesso de organizações, principalmente em virtude do cenário econômico atual e pelo mercado mais competitivo, imediatista e digital. As empresas têm buscado cada vez mais inovar e se destacar para não enfrentar dificuldades financeiras e operacionais. 

No entanto, sabemos que é bem difícil e desafiador fazer todo o controle que um dashboard exige de forma manual, sobretudo pelo volume de informações e dados que geralmente uma empresa tem. Por isso, uma dica indispensável é automatizar esse processo, contar com a ajuda da tecnologia para facilitar esse processo que geralmente é feito manualmente.

Através de um sistema integrado, desenvolvido a partir de um software, pensado para a realidade da sua empresa, será possível fazer a coleta, tratamento e análise dos dados de forma muito mais simples e prática, sem burocracia. 

Dessa forma, tarefas mais complexas não seriam mais de responsabilidade de alguém da equipe, que levaria muito mais tempo e teria muito trabalho para executá-la, agora seria desenvolvida de forma automática, otimizando o trabalho e aumentando a produtividade da empresa. 

Automatizar processos como o desenvolvimento de dashboard deve ser encarado como um investimento necessário para qualquer empresa, pois proporcionará melhorias a curto, médio e longo prazo nos resultados.

Tem interesse em transformar os processos da sua empresa e ganhar mais agilidade no âmbito organizacional? Então, entre em contato conosco agora mesmo e conheça todas as nossas soluções!

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